Comunicação Não-Violenta, início dos estudos em 2012

 



Em maio de 2012, fui dar os meus primeiros passos nos estudos em Comunicação Não-Violenta(CNV), com a Sandra Caselato e Yuri Haasz. Só o tema tinha me chamado atenção, não sabiamente exatamente do que se tratava. Mas, só de pensar que era possível estudar e utilizar a comunicação sem agredir, isso era bastante para mim. Pois, no jornalismo na política e no entretenimento, por onde passei, a violência, declarada ou velada, estava sempre presente. 

Percebo do quanto foi importante ter iniciado esse estudo, essa investigação que dura até hoje. Quando dava aula na Faculdade Casper Líbero já ensinava essa pratica tão valiosa para uma cultura de paz coletivo, mas principalmente individual. 

Foi na CNV que encontrei e encontro o respiro para meu trabalho diário na comunicação. Sim, sou uma servidora da comunicação. É com ela que trabalho, é com ela que ensino/inspiro todos os dias. A CNV me salvou de mim. Da minha agressividade e da minha violência em achar que existia algo/ alguém que precisava ser combatido. Entendi que algo em mim precisava ser acolhido e compreendido. Que a minha violência foi construída, logo seria possível desconstrui-la.

Aprendi sobre autorespobsabilidade e generosidade. A CNV apresentou-me sentimentos, revelou-me minhas necessidades e explicou cada coisa dessa que me habita. A CNV me devolveu para mim mesma.

Foto: aulas em Perdizes / SP - 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas